Curso de formação de Pilotos Agrícolas – CAVAG

O Curso de aviação agrícola – CAVAG , é destinado a formação dos novos pilotos que irão trabalhar em empresas privadas prestadoras de serviços e/ou operar aeronaves de proprietários rurais. Durante o curso os estudantes pilotos devem atender um pré-requisito de serem detentores de carteira de piloto comercial e uma experiência mínima comprovada de 370 horas de vôo registradas. Os pilotos durante o curso são submetidos a duas etapas:- Uma destinada ao treinamento das manobras de vôo, sendo a primeira fase executada em aeronaves duplo comando, etapa esta básica, onde o instrutor orienta a execução na realização de operações que deverá ser assimilada pelos novos pilotos, com execução de operações de manobras a baixa altura, definição de entrada e saída de “tiros”’ simulação de aplicação, observação as normas de segurança, identificação durante o vôo para a ocorrência de presença de obstáculos, (redes, árvores, áreas de risco) e nas aplicações com o uso de DGPS. Após esta etapa que é desenvolvida em aeronaves duplo comando somando-se 12 horas (vôos duplo e solo) o aluno passa para a etapa com as aeronaves específicas agrícolas. Nesta etapa o aluno inicia suas manobras de adaptação ao novo tipo de aeronave e com cargas crescentes realiza operações com água, em áreas pré-determinadas, sob a supervisão dos instrutores até atingir 30 horas totais do curso. Todas as manobras a programadas executadas em cada missão segue as normativas contidas no regulamento MCA 58-17

Manual do Curso de Piloto Agrícola – Avião estabelecidas pelo Comando da Aeronáutica – Departamento de Aviação civil – Instituto de Aviação Civil.

Neste mesmo regulamento, são determinados o conteúdo teórico/prático que deve ser cumprido. Conforme descrito, os alunos recebem conhecimentos da área agrícola tais como noções sobre semeadura, defensivos, toxicologia dos produtos, pragas e doenças, aspectos meteorológicos que afetam a aplicação dos produtos, legislação aeroagrícola, cuidados nas aplicações e implicações ambientais, características dos produtos fitossanitários, identificação de equipamentos de aplicação de sólidos e líquidos, calibração e regulagem das aeronaves, conhecimento sobre controle de vetores, combate a incêndios florestais, custos operacionais e planejamento operacional entre outros assuntos.
A parte de vôo foi ministrada pelo Cmte J. Telles e a teórica pelo Prof. Da Univ. Federal de Lavras Wellington Carvalho/Coordenador em aviação agrícola e especialista em tecnologia de aplicação. Ao final do curso, cada aluno é submetido a um vôo de check para a aprovação das habilidades de vôo e também uma prova teórica para verificação dos conhecimentos adquiridos, comprovando o somatório destas condições é expedido o certificado de aprovação ao novo piloto agrícola. Pelas autoridades competentes.

As fotos ilustram etapas desenvolvidas durante o curso, realizados pelo Aeroclube de Ponta Grossa – APG, uma das escolas formadoras com mais de 20 anos de experiência na formação profissional.

 

Foto oficial turma CAVAG julho 2018. Obs. Fotos Ivandir Jensen

 

Treinamento tecnologia de aplicação. Obs. Fotos Ivandir Jensen

Write a Comment

view all comments

Leave a Reply